Quinta-feira, 6 de Maio de 2010

ENTREVISTAS DESPORTOAVEIRO (10) / Tomé, atleta junior da equipa de futsal da Casa do Povo de Esgueira

O DESPORTOAVEIRO alarga as suas entrevistas a outras modalidades que nao apenas o basquetebol e estreia-se com um jovem praticante de futsal da Casa do Povo de Esgueira. Tome, de seu nome, em entrevista exclusiva ao DesportoAveiro:

 

«Não me estou a ver jogar noutro clube!»

 

 

Que balanço é que fazes da participação da Casa do Povo de Esgueira no Distrital de juniores? 

O balanço que faço acaba por ser bastante positivo, ao termos alcançado um honroso 3º lugar distrital. Apesar desta equipa ter tido apenas 5 ou 6 jogadores «base» de há 4 anos, conseguimos integrar mais ou menos o mesmo número de jogadores que se estrearam esta época a jogar futsal a nível federado. Jogadores estes que foram um grande estímulo para o evoluir da equipa em termos técnico-tácticos, uma vez que ao corrigirmos os erros deles, nós próprios começávamos a perceber o porquê de efectuarmos inúmeras acções dentro de campo nas quais não conhecíamos inicialmente o seu propósito. Dos melhores companheiros de equipa que apanhei desde sempre. É verdade que faltaram alguns detalhes (faltam sempre!), mas penso que hoje em dia estamos colocados no quadro de honra do futsal de formação nos últimos anos. Acima de tudo, conseguimos dar a volta a uma má primeira volta da série dos primeiros e não«perder logo a cabeça», o que foi muito bom.

Foi o culminar de quatro anos monumentais, com uma equipa técnica espectacular (Amílcar, Caldeira e Sérgio), constituídas por pessoas sérias, humildes, com muito conhecimento na área e que nos ensinaram (ou pelo menos muito fizeram por isso) a ser melhor jogadores e “homenzinhos”.

 

 

O título está bem entregue ao ACR Vale de Cambra?

Penso que sim. Mas não deixo de torcer um bocado o nariz, uma vez que tenho a perfeita noção que podíamos bem ter sido nós os campeões e estar a esta altura a disputar a Taça Nacional, como há dois anos atrás. Mas foi merecido o título do ACR Vale Cambra, que a meu ver mostraram o melhor futsal e jogadores com bastante experiência já na modalidade.

 

Quando e onde é que começaste a jogar?

Comecei a jogar futsal federado aos 15 anos na CPE. Até lá, apenas jogava no desporto escolar pela equipa da Escola Secundária Jaime Magalhães Lima, em Esgueira, e com os amigos.

 

Tens objectivos a atingir no futsal?

Tenho, claro. Nunca encontrei uma modalidade tão fantástica e emotiva como é o futsal para mim. Como se costuma dizer, “esta é a minha praia”.

Após ter realizado o meu último ano de formação, espero ingressar na equipa sénior e marcar o meu lugar. Como rapaz caseiro que sou, não me estou a ver a jogar noutro clube que não a CPE.

 

Como é que justificas o ascendente que a modalidade tem tido no nosso país?

Realmente é incrível a evolução que esta modalidade tem tido nos últimos anos. Um facto que possa explicar esse ascendente será com certeza a emoção que um jogo de futsal traz a quem o presencia. Depois, podemos olhar também para os feitos do futsal nacional dos últimos tempos: 2º lugar no Campeonato da Europa de selecções e agora muito recentemente a conquista do título Europeu de Clubes pelo Benfica. É de facto, uma modalidade em que estamos no topo, a nível mundial, sem qualquer dúvida. E penso que devemos estar orgulhosos por isso. As transmissões televisivas do campeonato nacional realizadas pela RTP2 também ajudam bastante à promoção da modalidade.

 

Conheces o DesportoAveiro?

Sim, comecei a visitar regularmente o blog, depois de ter vindo aqui «parar» pela primeira vez quando da divulgação da Gala dos Campeões do Concelho de Aveiro da época 2007/2008 em que a Casa do Povo de Esgueira  foi  galardoada como campeã distrital de juvenis em futsal.

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

 

FICHA 

 

Nome: Tomé da Costa Matos

Idade: 19 anos

Posição: Fixo

Clube: Casa do Povo de Esgueira

Melhor filme: «The Dark Knight»

Melhor livro: «Filhos Brilhantes, Alunos Fascinantes», de Alberto Cury

Cantor preferido: Zach de La Rocha – Rage Against the Machine

Prato preferido: Bacalhau com natas

publicado por Pedro Neves às 23:26
link | favorito
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Pedro Neves

pesquisar

 

Junho 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


Textos recentes

www.desportoaveiro.com já...

Futebol / Fornos de Algod...

Futebol / Eirol recebe Fe...

Anuário / Actualização do...

...

...

...

Anuário Desportivo / Esta...

Classificação da Liga Des...

Basquetebol / Mário Ferna...

Categorias

ad vagos

basquetebol / cnb1

basquetebol / cnb2

basquetebol / formação

basquetebol / liga

basquetebol / proliga

beira-mar

esgueira

feirense

futebol / 1ª divisão distrital

futebol / 2ª divisão nacional

futebol / formação

futebol / liga

futebol / liga de honra

gafanha

galitos

illiabum

liga desportoaveiro

oliveirense

sanjoanense

todas as tags

Sugestões DesportoAveiro