Sábado, 19 de Junho de 2010

ENTREVISTAS DESPORTOAVEIRO (12) / Ulisses Miguel, treinador da equipa sénior feminina do Alavarium

 

«O Alavarium tem tudo para ser uma das melhores equipas de andebol feminino em Portugal»

 

O sétimo lugar no Campeonato Nacional excedeu as tuas expectativas?  

Quando, no início da época, coloquei como objectivo chegar à fase final (8 primeiras), a maior parte das pessoas achava que eu estava a ser demasiado ambicioso, já que há 15 anos que nenhuma equipa de Aveiro conseguia esse desiderato e a nossa equipa era muito inexperiente. Mas eu acreditava que era possível, o grupo uniu-se muito em torno desse sonho e conseguimos concretizá-lo. Por isso, este resultado era algo que eu considerava possível mas que seria muito, muito difícil de alcançar. Mas o que excedeu as minhas expectativas foi a presença de público no nosso pavilhão. Na grande maioria dos jogos, estava muita gente, sendo uma das nossas maiores vitórias desta época.

 

O que faltou à tua equipa para ganhar mais jogos e ser mais competitiva na fase final? 

Faltou, sobretudo, não termos duas das melhores jogadoras, lesionadas. A Maria Loura foi a nossa melhor marcadora nas últimas épocas e fez uma ruptura dos ligamentos do joelho. Por outro lado, a Cláudia é hoje em dia uma das melhores jogadoras nacionais (com 19 anos é já internacional A) e claramente a equipa ressentiu-se da sua operação ao tendão de Aquiles. Além disso, é natural que a falta de rodagem a este nível da maior parte das jogadoras se faça sentir. Com a excepção de duas jogadoras, nenhuma atleta deste plantel tinha jogado numa 1ª Divisão, muito menos numa fase final.

 

Esta equipa tem margem de progressão?

A margem de progressão é enorme. Se eu disser que na maior parte dos jogos da fase final, começámos o jogo com 4 atletas juniores, acho que se percebe bem o potencial desta equipa. Aliás, a evolução ao longo da época já foi bem visível. Elas têm uma capacidade de trabalho incrível, treinam com uma intensidade brutal e naturalmente que os resultados aparecem. Dá gosto treinar uma equipa assim, com um espírito de grupo tão forte e com uma vontade de deixar tudo em cada treino e em cada jogo. O facto de termos sido a defesa menos batida da Zona Norte é reflexo de uma atitude lutadora como pouco há em Portugal. Claro que trabalhamos muito para isso e não é normal, no andebol feminino, a utilização de softwares avançados de análise de vídeo como o fazemos e isso exige muita dedicação minha, do Carlos Neiva e do Herlander Silva que as atletas aproveitam com todo o entusiasmo.

 

Vais continuar na próxima época?

Sim, defini como objectivo atingirmos os 6 primeiros lugares e daqui a 2 anos estarmos entre as 4 melhores equipas portuguesas. Há uns anos atrás, jamais imaginávamos que pudéssemos estar a este nível, mas agora temos que continuar a ter a ambição de continuar a subir degraus, mesmo sabendo que se antes subíamos 3 ou 4 degraus de uma vez, agora temos que ir um a um e mesmo assim é muito complicado.

 

E a equipa? Vai manter o mesmo plantel ou vai ter alterações?

Do anterior plantel, duas jogadoras são dispensadas e três terminam a prática da modalidade. Subimos uma atleta júnior, iremos subir uma atleta juvenil (um dos grandes talentos do andebol português) e vamos buscar a outros clubes duas atletas de qualidade e de futuro para continuarmos a construir este projecto ambicioso.

 

O que achas desta situação atípica do andebol feminino em Portugal ter apenas uma divisão?

A cada vez maior concentração de equipas na Zona Norte do país colocava em grandes dificuldades as equipas da Zona Sul da 2ª Divisão que eram cada vez menos e cujos custos eram cada vez maiores. Para evitar a extinção de mais equipas, a Federação tomou esta medida que foi um mal menor. Fui contra esta medida mas não posso deixar de reconhecer que a Zona Norte foi de uma competitividade enorme, com pavilhões muito bem compostos de público como há muito não se via no andebol feminino em Portugal.

 

Esta época, para o Alavarium, marcou também a saída do carismático presidente Paulo Elísio. Não achas que o clube o devia homenagear?

 Sem dúvida. O Paulo Elísio fez um trabalho notável e estou certo que, na altura certa, o clube lhe irá prestar a devida homenagem. Espero que esta nova Direcção continue o percurso e que consiga criar condições para darmos continuidade ao trabalho que temos feito no feminino. Temos escalões de formação de grande qualidade, trabalha-se muito bem e se os apoios aparecerem, o Alavarium tem tudo para estar entre as melhores equipas de andebol feminino em Portugal.

 

Qual a importância do DesportoAveiro para o desporto aveirense?

Eu não falho um dia. Acho que é o site de referência do desporto em Aveiro. Tenho pena que tenha cada vez mais notícias e cada vez menos artigos de opinião que era o que mais gostava de ler, pela tua frontalidade que é algo raro nos meios de comunicação. Mas compreendo que o teu tempo não dá para tudo. Mas é um pedido que te deixo: deixa mais artigos de opinião teus que é isso que faz a diferença.

 

FICHA

 

Nome completo: Ulisses Miguel Couceiro Pereira

Idade: 35

Prato preferido: Fondue

Outro(s) desporto favorito: Basket

CD que trazes no carro: "A casa" de Rodrigo Leão

publicado por Pedro Neves às 23:18
link | Faça o favor de comentar! | favorito

Pedro Neves

pesquisar

 

Junho 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


Textos recentes

www.desportoaveiro.com já...

Futebol / Fornos de Algod...

Futebol / Eirol recebe Fe...

Anuário / Actualização do...

...

...

...

Anuário Desportivo / Esta...

Classificação da Liga Des...

Basquetebol / Mário Ferna...

Categorias

ad vagos

basquetebol / cnb1

basquetebol / cnb2

basquetebol / formação

basquetebol / liga

basquetebol / proliga

beira-mar

esgueira

feirense

futebol / 1ª divisão distrital

futebol / 2ª divisão nacional

futebol / formação

futebol / liga

futebol / liga de honra

gafanha

galitos

illiabum

liga desportoaveiro

oliveirense

sanjoanense

todas as tags

Sugestões DesportoAveiro

Em destaque no SAPO Blogs
pub