Quinta-feira, 5 de Janeiro de 2012

ENTREVISTAS DESPORTOAVEIRO (27) / João Amaral, treinador da equipa de iniciados do SC Beira-Mar

 

«Agradeço a confiança que depositaram em mim»

 

A equipa de iniciados do Beira-Mar, apesar da saída de muitos jogadores do ano passado, está em segundo lugar na Série C do campeonato nacional e com boas possibilidades de se apurar para a segunda fase. Está satisfeito com o rendimento da sua equipa?

Em primeiro lugar, mais importante do que as saídas importantes, importa referir a incapacidade que tivemos de reforçar o nosso grupo. Neste defeso, mais do que outro anterior, tivemos muita dificuldade em trazer novos elementos para acrescentar algo ao grupo. Havia muita vontade destes em experimentar novos desafios, bem como a possibilidade de jogar nacional e de representar o Beira-Mar, mas os clubes foram um obstáculo, pedindo verbas por esses atletas que num clube como o nosso, são insuportáveis, pois as taxas de transferência são feitas consoante o escalão em que se encontra a equipa principal, no nosso caso, a Liga Zon Sagres, taxa máxima.

Reforçámos conforme pudemos e criámos um grupo bom, coeso, mas com a consciência que necessitaríamos de pelo menos mais um ou dois atletas para ajudar e acrescentar mais alternativas às disponíveis, para fazer face a um campeonato longo e competitivo e isso começou a notar-se, por exemplo, desde os finais de Outubro, na altura do jogo com o Taboeira até hoje, ou seja, devido a lesões não voltei a ter o grupo completo. Dos 21 atletas do plantel temos andado sempre com menos dois ou três.

Não procuro aqui desculpas, tanto mais que, e respondendo á segunda parte da questão, estamos dentro dos objectivos propostos tanto por nós, como pela Academia. Penso que poderíamos ainda estar um pouco mais acima em termos de pontuação dado que dos 11 pontos perdidos, 5 foram com equipas que lutam pela manutenção (derrota em Repeses e empate caseiro com o São Romão), e esses dois jogos são aqueles que eu realmente não fiquei satisfeito com o rendimento da equipa, De resto, nestes quase 6 meses que já levamos de trabalho, só posso dizer bem do grupo, um grupo alegre, unido e que gosta do que faz. No computo geral, estou satisfeito com a equipa

 

Das três derrotas sofridas até ao momento, a mais inesperada terá acontecido frente ao Repesenses. Concorda?

Teve tanto de inesperada como de justa, de facto nesse dia não estivemos lá. Foi uma mistura de excesso de confiança porque vínhamos de um resultado caseiro de 15-0, com alguma incapacidade em adaptarmo-nos ao futebol musculado do adversário que ganhou com todo o mérito.

Penso que esse jogo serviu também para alertar o grupo que não existem facilidades neste campeonato.

 

Os cinco pontos de avanço sobre o Gafanha serão suficientes para garantir o apuramento?

Matematicamente não, mas a vantagem é nossa. Faltam jogar 15 pontos e falta ainda um confronto directo com o Gafanha no «Mário Duarte».

Penso que se mantivermos a concentração e a atitude que tivemos sempre, exceptuando o jogo referido na anterior pergunta, temos muitas hipóteses de conseguir esse apuramento.

 

Ainda é possível alcançar o Taboeira no primeiro lugar?

Também aqui matematicamente ainda é possível e também neste caso ainda vai haver um confronto direto em Frossos. Não dependemos só de nós, mas acreditamos até ao fim e enquanto houver pontos para disputar vamos fazer tudo para os ganhar. É sempre prestigiante ficar em primeiro apesar de nos últimos anos, e por experiencia própria falo, não ter sido muito favorável em termos de sorteio das segundas fases.

Mas está tudo em aberto e esta questão e a anterior também vão ter realce este próximo domingo, já que se disputa um Taboeira-Gafanha, sendo que em caso de vitória no nosso jogo pode acontecer três coisas: ficarmos mais perto do primeiro lugar, ficar com mais vantagem em relação ao terceiro, ou as duas coisas em caso de igualdade nesse jogo, mas mais importante é ganharmos os nossos jogos e fazer as contas no fim.

 

Em termos pessoais, como é que está a ser esta experiencia de treinar a equipa de iniciados que compete no «nacional»?

Está a ser muito positiva. Já tinha tido esta experiencia na época passada com o Alberto Rainho, mas nessa altura estava num plano mais secundário, se bem que não era somente um adjunto, pois devido aos compromissos profissionais do Rainho, em muitos jogos assumi sozinho o controlo da equipa e fui ganhando vivencia neste campeonato.

Agora procuro passar para os meus jogadores essas experiencia que adquiri para ser mais fácil para eles saberem ultrapassar os obstáculos que vão ter em cada jogo. Estou a gostar muito e agradeço esta oportunidade e a confiança que as pessoas responsáveis da Academia depositaram em mim.

 

Como treinador, tem algum sonho que gostasse de concretizar?

Como qualquer treinador com 32 anos que gosta do que faz, o objectivo é sempre ir o mais longe possível.

Neste momento estou muito bem e feliz no Beira-Mar, onde quero continuar a fazer o que gosto, num clube que permite disputar campeonatos competitivos, num clube que me trata bem e que tem pessoas que me merecem o máximo respeito.

Espero que nos aspectos profissionais e pessoais tudo continue a proporcionar eu viver estas experiencias e que me permita continuar a ter possibilidade de compatibilizar a minha vida com o futebol.

Sonhos e objectivos todos temos e eu não fujo á regra. Gostava de um dia mais tarde chegar a treinar uma equipa sénior, num bom projecto, de preferência em campeonatos nacionais.

Chegar ás ligas profissionais era magnifico, mas sabemos que não é fácil, mas...o sonho comanda a vida e enquanto a minha vida pessoal e profissional permita que tenha esse sonho eu cá continuo a lutar por ele, mas sempre consciente que é preciso dar um passo de cada vez.

publicado por Pedro Neves às 22:04
link | Faça o favor de comentar! | favorito
1 comentário:
De Anónimo a 5 de Janeiro de 2012 às 23:14
Força João, Força Beira, Força Rapaziada dos iniciados


Comentar post

Pedro Neves

pesquisar

 

Junho 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


Textos recentes

www.desportoaveiro.com já...

Futebol / Fornos de Algod...

Futebol / Eirol recebe Fe...

Anuário / Actualização do...

...

...

...

Anuário Desportivo / Esta...

Classificação da Liga Des...

Basquetebol / Mário Ferna...

Categorias

ad vagos

basquetebol / cnb1

basquetebol / cnb2

basquetebol / formação

basquetebol / liga

basquetebol / proliga

beira-mar

esgueira

feirense

futebol / 1ª divisão distrital

futebol / 2ª divisão nacional

futebol / formação

futebol / liga

futebol / liga de honra

gafanha

galitos

illiabum

liga desportoaveiro

oliveirense

sanjoanense

todas as tags

Sugestões DesportoAveiro